Aula com o Autor, Presencial Mediada por Tecnologia
As Aulas Presenciais Mediadas por Tecnologia, para os cursos de graduação e pós-graduação, é uma eficaz e inovadora prática pedagógica, com a participação “presencial e em tempo real do professor e do aluno” a partir de um local de transmissão para salas localizadas em qualquer lugar do país ou do mundo.
Esse meio pedagógico possibilita que alunos que moram em diversas regiões tenham aulas com professores que são referências nacionais em temas específicos.
É importante diferenciar a EaD (Educação a Distância) onde o aluno não tem a presença do professor, da educação presencial mediada por tecnologia, onde o professor participa de toda a transmissão, podendo interagir com o aluno em tempo real.
A CASO utilizando as muitas vantagens da educação presencial mediada por tecnologia resolveu agregar valor a essa metodologia, criando o Programa de Aula com o Autor, Presenciais Mediadas por Tecnologia.
Com esse programa as IES, em seus cursos de graduação ou pós-graduação, podem oferecer a seus alunos, aulas mediadas por tecnologia ministradas por professores que são os autores dos livros adotados para as respectivas disciplinas.
Vantagens do Programa Aula com o Autor
As vantagens desse programa para as IES e para os seus alunos são muitas, dentre elas:
- Diferencial de mercado para a IES. A IES teria em seus quadros professores mestres e doutores, autores de livros que compõe a base bibliográfica das disciplinas;
- Menores custos para a IES. Os custos para a IES, diante da imagem e diferencial de mercado seriam reduzidos, além disso, seriam eliminados os custos com infraestrutura, a quantidade de alunos por disciplina poderia ser maior e os professores do programa poderiam ser contratados como Pessoas Jurídicas, reduzindo assim também os custos com tributos;
- Agregando valor para o aluno. O aluno passa a ter um professor autor com visão ampliada e que é uma referência nacional na temática.
- Certificado de Participação. Além da disciplina constar no histórico escolar do aluno emitido por sua IES, o aluno devidamente aprovado na disciplina receberá uma declaração, assinada pelo professor autor de que o mesmo foi seu aluno.
- Livro como material didático. O aluno terá como material didático, além de uma apostila com cópia de slides e casos para estudo, o livro de autoria do professor na temática da disciplina.
- Aulas gravadas. As aulas são gravadas e ficam disponíveis para qualquer aluno da IES, matriculado na atividade, que desejar acessá-las novamente para tirar dúvidas e para aqueles que não puderam assistir.
- Flexibilidade de local para o Aluno. O aluno tem a comodidade de assistir às aulas de onde quiser, desde que tenha acesso à internet para abrir o aplicativo utilizado.
Aula com o Autor para Cursos de Graduação
Nos cursos de graduação no Brasil, de acordo com parecer de CNE, é possível se ter 40% da carga horária total do curso, composta por disciplinas mediadas por tecnologia. Os cursos de graduação são compostos por Disciplinas Obrigatórias, Disciplinas Eletivas e Tópicos Especiais.
As Aulas com o Autor poderiam preferencialmente ser utilizadas em Tópicos Especiais, onde a denominação seria o próprio título do livro, o que agregaria valor ao processo. Mas é possível utiliza-la nas Disciplinas Obrigatórias ou Eletivas.
Aula com o Autor para Cursos de Pós-Graduação
Nos cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização ou MBA) no Brasil, a utilização do Programa Aula com o Autor é uma forma de pequenas e médias IES concorrerem no mercado em condições de igualdade, com os grandes grupos nacionais de ensino de pós-graduação, que provavelmente já estão presentes em suas cidades. Essas IES passam a ter a capacidade de oferecer, através das Aulas com o Autor, em suas especializações ou MBA’s, disciplinas ministradas por professores com experiência, nos maiores centros de desenvolvimento do país.
Transmissão do Programa Aula com o Autor
O Zoom é um eficaz aplicativo utilizado como plataforma para vídeo conferências, reuniões, aulas, entre outras atividades, por grandes organizações em todo o mundo e que pode ser acessado utilizando o Windows, Mac, Android, Blackberry e Linux.
O sistema apresenta hoje a melhor qualidade de vídeo, áudio e compartilhamento de tela disponível no mercado. Permite interação entre os participantes, compartilhamento de slides e vídeos, separação de participantes em grupos durante uma videoconferência e o conteúdo de todo o evento pode ser gravado para, se necessário, ser visto posteriormente.
A CASO tem licença do Zoom Business, uma versão que apresenta maior estabilidade, integridade e segurança. Essa será a base tecnológica utilizada no Programa Aula com o Autor. O aluno devidamente matriculado na atividade, não terá nenhum custo para ter acesso ao programa a partir de sua IES.
Livros publicados em 2021 pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues
Temáticas do Programa Aula com o Autor
Apenas como exemplo seguem alguns dos temas ou disciplinas que podem ser ministrados, no Programa Aulas com o Autor, por profissionais e autores que fazem parte do programa. Veja abaixo os AUTORES com os respectivos TEMAS.
Temas / Disciplinas |
Livros para as Aulas com o Autor |
- Qualidade e Produtividade no setor de petróleo e gás;
- Planejamento para implantação de redes de fornecedores – Conteúdo Local;
- Industria 4.0: realidade e tendências;
- Conectividade e Produtividade.
|
Ações para a Qualidade: Gestão estratégica e integrada para a melhoria dos processos na busca da qualidade e produtividade Ed. Atlas - 6ª edição – 2020 (Coautor)
|
Temas / Disciplinas |
Livros para as Aulas com o Autor |
- Planejando os objetivos, orçamento inicial, os riscos empresariais;
- Conhecendo e operando o fluxo de caixa empresarial;
- Analise das empresas e avaliação das empresas.
|
Administração Financeira I: Finanças para empreendedores e iniciantes Editora FGV – 1ª edição – 2015.
|
- Analises de desempenho, rentabilidade e produtividade;
- Gestão do capital de de curto, medio e longo prazo;
- Mercados financeiros e de capitais;
- Carteiras de ações e Políticas de dividendos.
|
Administração Financeira II: Finanças para empreendedores experientes e executivos financeiros Editora FGV – 1ª edição – 2020.
|
- Entendo a ferramenta da Matematica Financeira;
- Operações financeiras;
- Regimes das taxas de juros e sistemas de amortização.
|
Matemática Financeira Editora FGV – 1ª edição – 2018.
|
- Finanças das empresas;
- Relação Risco e Retorno nos investimentos;
- O Fluxo de caixa das empresas;
- Como tomar as melhores decisões financeiras.
|
Finanças Corporativas Editora FGV – 1ª edição – 2018.
|
- O custo do capital e as taxas e desconto;
- Métodos para análise de viabilidade;
- Analisando projetos e decidindo investir X não investir.
|
Análise de Projetos de Investimentos Editora FGV – 1ª edição – 2018.
|
Temas / Disciplinas |
Livros para as Aulas com o Autor |
- Gestão em Organizações Públicas de Saúde;
- Planejamento do Sistema de Saúde Municipal;
- Gestão e Vigilância Sanitária.
|
Qualidade e Acreditação em Saúde Ed. FGV - 2ª edição – 2016
|
Temas / Disciplinas |
Livros para as Aulas com o Autor |
- Gestão Empresarial Estratégica;
- Direito do Consumidor;
- Direito Empresarial.
|
Direito empresarial e do Consumidor: Fundamentos e Reflexões para o equilíbrio entre Empresas e Consumidores Ed. LUMEN JURIS – 1ª Edição - 2019
|
- Relações Jurídicas Obrigacionais;
- Direito Civil;
- Teoria do Direito Privado.
|
Gestão das Relações Obrigacionais Ed. FGV – 1ª Edição - 2018
|
- Responsabilidade Civil na área da saúde;
- Direito e Saúde.
|
Aspectos jurídicos em saúde Ed. FGV – 2ª Edição - 2016
|
- Direito do consumidor;
- Hermenêutica Jurídica;
- Direito econômico.
|
Hermenêutica jurídica: relação de consumo na sociedade. Ed. LUMEN JURIS – 1ª Edição - 2020
|
|
Aspectos legais nas relações de consumo Ed. FGV – 1ª Edição - 2020
|
Temas / Disciplinas |
Livros para as Aulas com o Autor |
- Introdução a Administração.
- Teoria Geral da Administração.
|
Analise Organizacional: Das origens a era da sustentabilidade Ed. Vozes - 1ª edição - 2020
|
- Administração estratégica.
- Gestão da Qualidade e Produtividade.
- Gestão e Planejamento da Produção e Operações.
- Gestão de Processos.
|
Ações para a Qualidade: Gestão estratégica e integrada para a melhoria dos processos na busca da qualidade e produtividade Ed. Atlas - 6ª edição - 2020
|
- Comportamento Organizacional.
- Qualidade de Vida no Trabalho.
- Aspectos Comportamentais da Organização.
|
Qualidade de Vida no Trabalho: Uma análise no nível gerencial Ed. Vozes - 15ª edição - 2016
|
- Metodologia Seis Sigma.
- Ferramentas e Técnicas para a Qualidade e Produtividade.
|
Qualidade Padrão Seis Sigma: Entendendo, aprendendo e desenvolvendo Ed. Elsevier - 3ª edição - 2016
|
- Pensamento Lean.
- Sistema de Produção da Toyota.
|
Sistema de Produção Lean Manufacturing: Entendendo, aprendendo e desenvolvendo Ed. Elsevier - 3ª edição - 2016
|
- Gestão em Organizações de Saúde.
- Qualidade em Serviços de Saúde.
- Acreditação de Serviços de Saúde.
|
Qualidade e Acreditação em Saúde Ed. FGV - 2ª edição - 2016
|
Temas / Disciplinas |
Livros para as Aulas com o Autor |
- Planejamento Governamental;
- Construindo o Marco Estratégico da Gestão;
- Planos de Governo;
- Elaboração do PPA e PPA participativo.
|
Construindo O Planejamento Público Ed. Atas - 1ª edição – 2013
|
- Modernizando as Instituições de Controle;
- Do Controle da Eficiência à busca da Efetividade.
|
Controladoria no Setor Público Ed. Fórum - 2ª edição – 2019
|
- Do Controle da Eficiência à busca da Efetividade.
|
Controle Externo Ed América Jurídica - 1ª edição - 2002
|
- Execução Financeira na Administração Pública.
|
Administração Financeira e Orçamentária no Setor Público Ed. Vestcon - 5ª edição - 2012
|
- Instrumentos Organizacionais e Financeiros Avançados na Administração Pública (Consórcios, Parcerias e Convênios).
|
Direito Financeiro Ed.Campus- 1ª edição - 2009
|
- O Processo no Tribunal de Contas da União.
|
Direito Financeiro Atual- O Processo no Tribunal de Contas da União Ed Campus, 2011 - 1ª edição
|
Outras Temáticas para o Programa Aula com o Autor
Além das disciplinas ou temas conduzidos pelos professores autores apresentados acima, o programa conta ainda com diversos outros professores autores, Mestres ou Doutores, nas mais variadas temáticas vinculadas a gestão de organizações públicas e privadas. Clique aqui para solicitar informações.
Programa Avançado de Formação
O Programa Avançado de Formação - PAF, customizado e individualizado, tem como objetivo preparar gestores do nível estratégico de organizações públicas ou privadas, diante das dificuldades crescentes e da dinâmica dos novos conhecimentos exigidos pelo atual contexto organizacional.
O PAF é um programa individual, destinado à apenas um profissional cliente. Mas, em casos excepcionais e dependendo do tema, pode-se utilizar o PAF em um pequeno grupo de gestores de uma mesma organização.
Através dos especialistas da CASO Consultores Associados, dotados de vasta experiência e conhecimento de mercado e com sólida formação acadêmica, o PAF busca atender às necessidades individuais e imediatas de conhecimento, procedimentos e técnicas de gestão do profissional cliente, para o exercício de uma nova função ou para aumentar seu desempenho na função que já ocupa.
Diante das necessidades iniciais apresentadas pelo profissional cliente, e das características e objetivos da organização ao qual está vinculado, é definido um roteiro preliminar para o conteúdo da formação. Este roteiro é discutido por especialista da CASO com o profissional cliente, buscando o máximo de customização e adaptação às reais necessidades. Quando necessário for, a definição do conteúdo final poderá também ser negociada com o gestor ou superior do profissional cliente.
O PAF em curto prazo, e se for o caso, de forma reservada, qualifica o profissional cliente para melhorar seu desempenho ou para capacitá-lo diante de sua nova função ou novo desafio profissional, fazendo com que este desempenhe efetivamente as tarefas com conhecimento e eficácia, maximizando seus resultados.
Programa para o Setor de Petróleo e Gás
A CASO conta, em seu quadro de consultores associados, com alguns dos profissionais que criaram e capacitaram no Brasil uma eficaz cadeia de pequenos e médios fornecedores para o atendimento do Conteúdo Local vinculado a Indústria do Petróleo e Gás.
Assim, suas ações nessa área são destinadas aos agentes públicos e privados que atuam direta e indiretamente nesse importante setor industrial.
A formação de uma cadeia de pequenos e médios fornecedores em países que estão solidificando ou mudando suas políticas para o desenvolvimento local é imperiosa.
Com esse foco, a CASO coloca a disposição do mercado brasileiro e dos Países de Língua Portuguesa assessorias especializadas para apoiar governos na elaboração de diretrizes e políticas de regulamentação da atividade petrolífera, entre os quais:
- Programas para atração de investimentos para a indústria de petróleo e gás;
- Programas para fortalecimento e ampliação das compras da indústria com empresas locais;
- Programa para capacitação de recursos humanos para atuação na indústria;
- Políticas de precificação de produtos.

Empresas Operadoras de Petróleo e Gás
Para as empresas operadoras de Petróleo e Gás, a CASO apresenta soluções para equacionar os problemas da Cadeia de Suprimentos do setor, prioritariamente, com foco em desenvolver empresas fornecedoras para atenderem os requisitos de contratação, como por exemplo: a Gestão da Qualidade, a Gestão da SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho), entre outras.
Empresas Fornecedoras para a Indústria de Petróleo e Gás
Para empresas fornecedoras para a indústria de petróleo e gás, a CASO coloca a disposição soluções para desenvolver estratégias e capabilities nas áreas operacionais e comerciais, para maior efetividade na realização de negócios com as empresas petrolíferas.
Metodologia da CASO para atuação no Setor
Segue algumas das metodologias utilizadas pela CASO para atuação no setor do Petróleo e Gás:
- Identificação de necessidades dos clientes relacionados à Indústria de Petróleo e Gás;
- Workshop para apresentação de Benchmarking de experiências e programas realizados em outros países e empresas;
- Modelagem das soluções customizadas para o cliente;
- Reunião de Kick off;
- Método CASO de implementação das soluções;;
- Reuniões de monitoramento e avaliação;
- Evento de apresentação dos resultados.

Programa de Formação Gerencial e Executiva
Diante das recentes mudanças e das mobilizações sociais ocorridas no mundo, as organizações públicas e privadas precisam apresentar urgentemente respostas. É de vital importância que essas respostas sejam eficazes. É preciso preparar os seus gestores, atualizando-os com base em conhecimentos e técnicas de gestão contemporâneas, para enfrentar a crescente cobrança por resultados de nossa sociedade.

É nesse contexto que a CASO coloca a disposição, através de suas unidades e de seus parceiros nos países de língua portuguesa, programas de formação destinados à profissionais dos setores público e privado.
O Programa de Formação Gerencial e Executiva da CASO foi criado a partir de profissionais com vasta experiência em gestão de organizações e com sólidas formações acadêmicas. A CASO utiliza nos seminários e cursos desse programa uma metodologia moderna, dinâmica e enxuta, buscando otimizar e valorizar o tempo e expectativas do participante em formação, minimizando custos desnecessários, com o objetivo de transferir estas vantagens aos seus clientes, através de eficazes e personalizados conhecimentos.
O Programa de Formação Gerencial e Executiva da CASO é dividido em quatro seguimentos:
Consulte o Parceiro da CASO de sua região e obtenha mais informações sobre o conteúdo, datas e locais de realização dos nossos programas de formação.
Seminários para Profissionais das Organizações Privadas
Os Seminários do Programa de Formação Gerencial e Executiva da CASO são destinados à profissionais do setor privado, com conteúdo concebido a partir de diagnósticos e pesquisas realizadas no mercado globalizado e compostos de conhecimentos de gestão atuais, seguindo as tendências na busca do estado da arte nas diversas temáticas apresentadas.
Esses seminários são ministrados, dependendo do tema, com carga horária de 24h ou 40h e serão contextualizados diante das necessidades e realidades locais.
Seguem, para conhecimento, alguns dos seminários destinados a profissionais vinculados a organizações privadas:
- Análise de Custos;
- Finanças Corporativas;
- Finanças Internacionais;
- Análise de Projetos de Investimento;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Gestão de Projetos;
- Gestão de Processos para a Qualidade;
- Entendendo e Aprendendo o Pensamento Lean para a busca da Qualidade;
- Entendendo e Aprendendo a Metodologia Seis Sigma para a busca da Qualidade;
- Gestão de Riscos e Compliance;
- Liderança e Coaching;
- Motivação e Gestão de Pessoas;
- Planejamento em Marketing;
- Planejamento Estratégico com Balanced Scorecard (BSC).

Cursos para Profissionais das Organizações Públicas
Os Cursos do Programa de Formação Gerencial e Executiva da CASO são destinados à profissionais do setor público e buscam apresentar um suporte, através de conhecimento de gestão, para a operacionalização das politicas publicas e consequente atingimento dos objetivos governamentais.
Esses cursos são ser ministrados, dependendo do tema, com carga horária de 24h ou 40h e serão contextualizados diante das necessidades e realidades locais.
Seguem, para conhecimento, alguns dos cursos destinados a profissionais vinculados a organizações públicas:
- Orçamento Público;
- Formação Ética na Administração Pública;
- Municipalismo Governança e Poder Local;
- Finanças Públicas Municipais e Contabilidade;
- Desenvolvimento Institucional e Modernização Administrativa;
- Gestão de Recursos Humanos e Liderança na Administração Pública;
- Planejamento, Ordenação do Território e Sustentabilidade;
- Planejamento e Gestão das Parcerias Públicas-Privadas;
- Avaliação de Desempenho na Administração Pública;
- Pesquisas de Opinião para Nortear a Administração Pública.

Programas de Formação In-Company e Customizados
A CASO coloca a disposição das organizações dos países de língua portuguesa programas in-company, formatados de acordo com as necessidades das organizações cliente, ministrados por especialistas renomados nos setores indicados abaixo:
Gestão de Médico e Hospitalar
Gestão do Mercado de Seguros
Gestão no Setor de Petróleo e Gás
Gestão do Setor Bancário
Gestão do Setor Agronegócio
Gestão do Setor de Hoteleira e Turismo
Programas de Pós-Graduação Executiva Global da CASO
Os Programas de Pós-Graduação Executiva Global são cursos profissionalizante sem foco acadêmico, destinados a executivos e gestores que atuam em organizações publicas e privadas. Esses cursos têm um carga horária presencial de 240 horas/aula, sendo dividido em seis Módulos Obrigatórios, cada um com 40 h-a, e poderá ter até 45 participantes por turma, a serem indicados pelo parceiro local.
Os cursos serão ministrado por professores brasileiros, portugueses, ou eventualmente em algum modulo por professores locais, todos com solida formação acadêmica e com larga experiência em funções executivas e de consultoria, e com pleno conhecimento do atual mercado global.
Os curso do Programa de Pós-Graduação Executiva Global poderão ter ainda um Modulo Opcional de 40 h-a, a ser realizado no Brasil onde serão apresentados casos e práticas de organizações brasileiras, relacionadas a temática do curso.

Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG
As Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG, com formação e transferência de tecnologia e conhecimento é um diferencial no método da CASO, destinado a organizações de diversos tamanhos, dos diferentes setores de atividades públicas ou privadas.
A Metodologia das Oficinas de Tecnologia já utilizada em dezenas de organizações públicas e privadas de diversos setores, em algumas de forma remota, foi inicialmente publicada em 2016 e é apresentada com detalhamento no livro Análise Organizacional: das origens à era da sustentabilidade (Editora Vozes, 1ª edição, 2020) de autoria do Prof. Marcus Vinicius Rodrigues.
Os serviços realizados de forma presencial ou remota nas OTG’s tomam como suporte conceitual, independente do foco específico do problema inicial apresentado pelo cliente, a Metodologia GEIQ - Gestão Estratégica e Integrada de Processos para a Qualidade, veja Figura 1. Essa metodologia foi desenvolvida pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e publicada inicialmente em 2004, e hoje se encontra em seu livro Ações para a Qualidade (Editora Atlas, 6ª edição, 2020). A Metodologia GEIQ através de um sistema integrado de gestão, com o suporte de modernas técnicas gerenciais e organizacionais prioriza quatro ações: as estratégicas, as estruturais, as comportamentais e as operacionais. Onde:
- As Ações Estratégicas buscam conceber o foco estratégico da organização, com seus respectivos elementos, e analisar os ambientes externo e interno, com a finalidade de definir os caminhos adequados para atingir os objetivos definidos pelo nível estratégico diante do foco principal dos serviços a serem realizados.
- As Ações Estruturais buscam a concepção de uma arquitetura compatível e alinhada com os objetivos estratégicos. Essas adaptações estruturais estão vinculadas a novos conceitos, valores e posturas organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da eficaz busca de soluções.
- As Ações Comportamentais têm dois papéis fundamentais: a busca de uma melhor qualidade de vida e do comprometimento do colaborador diante das causas e objetivos definidos pela organização e de preparar o colaborador para os processos de mudanças, capacitando-o em técnicas de gestão, com foco na criatividade e inovação, diante de uma visão empreendedora.
- As Ações Operacionais buscam os resultados organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da busca de soluções, através da gestão, modelagem e melhorias dos processos, alinhados aos objetivos estratégicos, moldurados por uma arquitetura organizacional compatível e com colaboradores capacitados e comprometidos. Para que isso seja possível, com eficiência e eficácia, e com criatividade e inovação, através das confiáveis Técnicas Analíticas, utiliza-se como suporte algumas das técnicas ou princípios do Pensamento Lean, da Metodologia Seis Sigma, do Design Thinking e do Business Model Canvas.
FIGURA 1 – Fluxo da GEIQ (Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade)
A Metodologia GEIQ considera ainda os princípios da sustentabilidade e autonomia organizacional, com a identificação de suas reais necessidades operacionais e de conhecimento, vitais para a eficácia e sucesso, o que será contemplado pela plena transferência de conhecimento e tecnologia de gestão ao cliente, para a implantação das soluções e mudanças continuadas.
Assim, o foco prioritário para a solução do problema da organização cliente é trabalhado dentro do contexto organizacional do cliente, com todas as suas variáveis, elementos e aspectos culturais. O que aumenta a probabilidade de sucesso, ao fazer com que a mudança proposta se integre a todas as etapas e segmento da vida organizacional.
Com essa metodologia a CASO Consultores Associados não pretende enviar consultores ao cliente para executarem uma tarefa, com base em modelos já predefinidos, como tem sido tradição das empresas de consultorias no Brasil, veja Figura 2. E sim, deverá atuar com especialistas junto aos gestores e colaboradores do cliente, desenvolvendo um conjunto de atividades para, entender, diagnosticar o problema e encontrar a melhor alternativa de solução.
Isso será feito através da construção de um ambiente de aprendizagem constituído de reuniões, parte destas, realizadas no local do trabalho, onde a tarefa é executada e parte em sala de reuniões.
FIGURA 2 – Modelos de Intervenção Organizacional
Neste ambiente de aprendizagem e inovação, existe uma troca de conhecimentos teórico e prático, possibilitando aos especialistas da CASO se familiarizarem com as práticas e o dia-a-dia do cliente, e aos gestores e colaboradores do cliente uma eficaz oportunidade para obterem novos conhecimentos, alinhados com as melhores práticas de gestão, aplicadas à realidade de sua organização. E ainda, de participarem de um espaço de reflexão e debates, com liberdade e criatividade, sobre questões importantes relativas à sua organização.
É esse método de intervenção organizacional, que a CASO desenvolveu e denomina de Oficina de Tecnologia de Gestão – OTG, veja Figura 3.
FIGURA 3: Etapa da Oficina de Tecnologia de Gestão - OTG
Com as OTG's o cliente deve identificar e entender o problema, participar ativamente da elaboração do diagnóstico e estar conjuntamente envolvido, com especialistas da CASO, na busca de uma solução inovadora, e também, de sua efetiva implantação. Ou seja, neste método, a ação de formação não é fundamentada em um modelo passivo de treinamento ou consultoria, mas sim, emprega uma metodologia de educação participativa, com grande troca de experiências, na qual os conceitos são aplicados de forma prática pelos colaboradores e gestores, que são motivados, preparados e assessorados para agir em questões da própria organização.
Ao final desta intervenção, os colaboradores e gestores devem apresentar um conhecimento estruturado e crítico sobre o tema, e principalmente, desenvolver a capacidade de efetivamente aplicar as técnicas de gestão e mudanças para a otimização dos processos críticos da organização, em todas as suas áreas, constituindo uma espécie de grupo de consultoria ou auditoria organizacional interna de gestão e melhoria de processos. Isso pode ser a base para a futura implementação de um núcleo interno, para assessorar a direção, quanto à gestão de mudanças organizacionais.
Conheça as áreas de atuação da CASO com suas Oficinas de Tecnologia de Gestão para mudanças e reestruturação das organizações:
Programa para a Busca da Qualidade e Produtividade
Os Programas Customizados para a Busca da Qualidade e Produtividade - PCBQ são destinados à pequenas e médias organizações dos diversos setores de atividades, tendo como base principal a prestação de serviços de consultoria e assessoria organizacional, e a conjunta formação executiva através das Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG. Essa metodologia foi criada e desenvolvida pela CASO. As ações da consultoria e assessoria, a formação dos quadros e a busca de conhecimento próprio para a Organização Cliente, utiliza a estrutura conceitual da Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade - GEIQ e técnicas de gestão de processos de negócio, com suas consequentes aplicações no que se refere à melhoria e padronização dos processos para melhores resultados organizacionais.

Os Programas Customizados para a Busca da Qualidade e Produtividade - PCBQ buscam apresentar o estado da arte para os melhores resultados possíveis da Organização Cliente e ao mesmo tempo prepara-la para atingir novos patamares em seu desenvolvimento futuro. Respeitando os aspectos culturais, históricos e as limitações especialistas da Organização Cliente, procura-se definir ou rever as estratégias organizacionais e integra-las aos processos, diante da necessidade de um melhor desempenho, maior rentabilidade, seguindo as tendências socioambientais e com foco na sustentabilidade.
O papel dos profissionais da CASO será o de facilitador para identificação dos problemas e sugestões de mudança, ajudando as equipes locais, os multiplicadores, através da disponibilização do instrumental teórico e metodológico, a buscarem alternativas para a soluções dos problemas de gestão de processos críticos.
Para isso serão necessárias seis etapas, cinco presenciais, dentro da Organização Cliente, e uma de forma remota, que deverão ser desenvolvidas em aproximadamente quatro meses como apresentado no quadro:
* Etapa à ser realizada de forma remota, a princípio, via Skype.
Trata-se assim de um trabalho de consultoria de processo, através das OTG’s que consiste na parceria permanente e integrada durante os serviços entre contratante (Organização Cliente) e contratado (CASO), transferindo efetivamente conhecimento e tecnologia para a Organização Cliente.
A CASO busca aproveitar ao máximo as competências e experiências pessoais e profissionais dos técnicos e gestores da Organização Cliente, mediante a orientação e acompanhamento pelos especialistas designados da CASO.
Quanto ao conceito de qualidade à ser atingido, veja quadro abaixo. Esse será norteado pelo valor do cliente e deve estar associado a elementos fundamentais: os projetos, os processos e os custos. A análise, e consideração balanceada desses elementos, diante do contexto no qual a Organização Cliente está inserida e de seus objetivos, peculiaridade e limitações, levarão a CASO, junto com os multiplicadores e gestores, definir um caminho de baixo custo com os primeiros resultados em curto prazo e com a criação de um ambiente para uma a cultura de sustentabilidade e desenvolvimento organizacional.

Vale aqui apresentar melhor a Etapa 2, da Capacitação dos Gestores e Colaboradores para a Busca de Soluções Customizadas. Essa etapa é uma das mais importantes no Programas Customizados para a Busca da Qualidade – PCBQ. Ela consiste na realização de 3 (três) eventos estruturados, denominados de “Oficinas para Soluções com Aprendizagem”, que tem como objetivo a apresentação de técnicas e ferramentas para a Concepção, Gestão, Análise e Melhoria de Processos, buscando a capacitação de multiplicadores a serem sugeridos pela Organização Cliente e selecionados pela CASO.
As Oficinas para Soluções com Aprendizagem terão como material de apoio os livros do Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e deverão ser divididas nos seguintes módulos, conforme objetivos apresentados abaixo:


Curso Livre em Web Conferência: Ações para a Qualidade e Produtividade
Diante do atual contexto motivado pela pandemia, onde se verifica o aceleramento na utilização de novas tecnologias e das consequentes e necessárias mudanças estratégicas, estruturais e comportamentais, as organizações públicas e privadas, precisam de forma urgente repensar seus modelos. O único caminho seguro é através da capacitação de seus gestores.
Uma tendência mundial tem sido a de realizar formações executivas, de forma focada, de curta duração, utilizando webconferência. O momento exige pressa e efetividade. Hoje o profissional busca conhecimento consistente, atualizado e aplicável através de legítimos e reconhecidos especialistas nos temas organizacionais.
A Gestão Estratégica e Integrada para a Melhoria dos Processos na busca da Qualidade e Produtividade - GEIQ, base para o Curso Ações para a Qualidade e Produtividade é uma metodologia desenvolvida pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e hoje utilizada por centenas de organizações brasileiras e portuguesas. Essa metodologia foi recentemente revisada, adaptada ao atual contexto e publicada pela Editora Atlas na 6ª edição do livro Ações para a Qualidade.
Objetivo do Curso
O Curso será ministrado em 16 horas e tem como objetivo apresentar o estado da arte na busca de melhores resultados organizacionais diante do atual contexto, com foco na Gestão Estratégica e Integrada para a Melhoria dos Processos na busca da Qualidade e Produtividade, procurando integrar os projetos e os processos de negócios e operacionais aos objetivos organizacionais, diante da necessidade de menores custos e maior rentabilidade. O Curso será Presencial Mediado por Tecnologia, utilizando a Plataforma Zoom Business e será ministrado em 4 (quatro) sessões de 4h cada.
Público-Alvo do Curso
O curso é indicado para profissionais que atuam em organizações públicas e privadas, e que diante do atual contexto da pós-pandemia, da conectividade e da sustentabilidade, buscam conhecimentos atualizados e eficazes ferramentas de gestão para estruturar seus negócios com qualidade e produtividade.
Programa do Curso
- As organizações no pós-pandemia e diante da era da conectividade e sustentabilidade;
- Gestão Estratégica e Integrada dos Processos e Projetos para a Qualidade e Produtividade;
- Ações Estratégicas para a Qualidade e Produtividade: volatilidade, complexidade, incerteza e ambiguidade;
- Ações Estruturais para a Qualidade e Produtividade: as estruturas, os ambientes e a conectividade;
- Ações Comportamentais para a Qualidade e Produtividade: a busca do comprometimento e da garra;
- Ações Operacionais para a Qualidade e Produtividade: metodologias, métodos, técnicas e ferramentas;
- Programas para a busca da Qualidade e Produtividade: a Metodologia Seis Sigma e o Pensamento Lean.
Professor do Curso
Marcus Vinicius Rodrigues é Doutor em Engenharia da Produção (COPPE/UFRJ), Mestre em Administração (CEPEAD/UFMG), Especialista (MBA) em Formação de Executivos (ESAP/DF) e Engenheiro Eletricista (EE/UFC). Rodrigues atualmente é Diretor Executivo do Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais (CASO), Diretor da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP), Membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA), Membro do Conselho Editorial do Instituto General Villas Bôas (IGVB) e Professor do MBA e Consultor Sênior da FGV.
É ex-Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ex-Gestor Executivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-Executivo dos Correios do Brasil (ECT). É ainda autor de dezessete livros, sendo oito na temática Qualidade e Produtividade, dos quais quatro têm o status de best-seller. O Prof. Marcus é autor dos best-sellers na temática Qualidade, Produtividade, Pensamento Lean e Metodologia Seis Sigma. Veja os livros do Prof. Marcus disponíveis no mercado:
Material do Curso
Livro do Professor Marcus (Ações para a Qualidade, 6ª edição, 2020, Ed. Atlas, E-book); Manual, em mídia eletrônica, com os slides e material utilizado na apresentação; Após a conclusão do curso com sucesso, o participante receberá um Certificado de Participação.
Curso para a Administração Pública
Para os órgãos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, o Curso se enquadra em Inexigibilidade de Licitação, conforme Artigo 25 da Lei 8666/93. Solicite Informações.
Investimento
Em breve será disponibilizado no site para 2022.
Próximas Turmas
Em breve será disponibilizado as datas no site para 2022.
Turmas In-company
Os conteúdos dos cursos poderão ser adaptados e customizados para sua organização. As datas e horários serão definidos pelo contratante, em comum acordo entre as partes.
Informações e Inscrições
Entre em contato com Luciana Costa:
Fone/WhatsApp: (+55) 21.97241.7400
E-mail: luciana@caso.com.br
O Programa 5h aprendendo Gestão
O Programa 5h aprendendo Gestão é composto por sete cursos, cada um com carga horária com 5h, destinados a atualizar os participantes para aplicação de técnicas já existentes e de novos conceitos que surgem diante do contexto da pandemia.
As apresentações serão realizadas com uma visão multisetorial buscando adaptar o conhecimento apresentado aos diversos setores da economia, sempre com foco nas dificuldades ora enfrentadas pelas pequenas e médias organizações.
Conteúdo dos Cursos e professores
Otimizando o Home Office (5h em uma sessão).
Conteúdo: O que é Home Office. Tipos de Home Office. Como se preparar para o Home Office. Vantagens e as desvantagens do Home Office. Setores que podem adotar o trabalho Home Office. Tendências e pesquisas sobre Home Office. Produtividade e ganhos adicionais no Home Office.
Professora: Maria Leonor Galante Delmas, Doutora
Planejamento Estratégico Pessoal em Tempos de Crise (5h em uma sessão).
Conteúdo: As melhores empresas utilizam ferramentas de planejamento estratégico para detectar oportunidades em tempos de crise, ao mesmo tempo que aprendem a desenvolver suas forças e eliminar suas fraquezas, tornando-se capaz de crescer. Aprenda a fazer o seu planejamento estratégico, com ferramentas profissionais e desenvolver suas potencialidades e diminuir suas deficiências, sendo capaz de entender e explorar as melhores oportunidades em tempos de crise.
Professor: Marcelo Saraceni, Mestre
Divulgação e Vendas de Produtos nas Redes Sociais (5h em uma sessão).
Conteúdo: O que são as Redes Sociais. Especificidades das Redes Sociais mais utilizadas no Brasil. Como funcionam as Redes Sociais comercialmente. Definindo as Redes Sociais de acordo seus clientes e produto. Formas de vender pelas Redes Sociais. Como fazer divulgação nas Redes Sociais. Como fazer um post para Redes Sociais Como monitorar e medir os resultados nas Redes Sociais.
Professora: Alessandra Giovana Borges, MBA - Inboud Marketing na Now Publicidade & Propaganda
Aprendendo a Logística do Delivery (5h em uma sessão).
Conteúdo:O que é Delivery. Tipos de Delivery. Como se preparar para o Delivery. Vantagens e as desvantagens do Delivery. Setores que podem adotar o Delivery. Tendências e pesquisas sobre Delivery. Inovando com o Delivery. Professor: Manoel de Andrade e Silva Reis, PhD
Administrando o Caixa da sua Empresa: vai faltar dinheiro? (5h em uma sessão).
Conteúdo: Quanto preciso de capital de giro? O que é a tesouraria da minha empresa? Como dimensionar corretamente as necessidades de caixa e capital de giro para minhas operações fluírem tranquilamente sem excesso e nem falta de dinheiro.
Professor: José Carlos Abreu, Doutor
Buscando a Qualidade e Produtividade em Tempos de Crise (5h em uma sessão).
Conteúdo: O que é qualidade. O que é produtividade? O que é processo. O que é produto. Análise dos processos e produtos. Ações de melhoria. Os requisitos da qualidade. Ferramentas da qualidade e produtividade aplicadas nos processos. As rotinas da qualidade. Monitoramento dos processos da qualidade.
Professor: Marcus Vinicius Rodrigues, Doutor
Buscando Empréstimos sem ir à Falência (5h em uma sessão).
Conteúdo: Às vezes precisamos pegar empréstimos e pagamos juros por isso. Como obter empréstimos que não nos levem a falência (bancarrota)? Como monitorar e medir e acompanhar os pagamentos e amortizações dos empréstimos?
Professor: José Carlos Abreu, Doutor
Objetivo do Programa 5h aprendendo
Cursos do Programa 5h aprendendo Gestão têm como objetivo:
- Apresentar de forma objetiva e rápida novas estruturas, novas formas de trabalho, técnicas e ferramentas para adaptação de pequenas e médias organizações ao contexto organizacional motivado pela pandemia;
- Preparar o participante para ajustar os procedimentos internos na busca de maior eficácia diante do atual contexto;
- Contribuir na formação de colaboradores e gestores com conteúdos apresentados em microlearning;
A Quem se Destina
Os Cursos do Programa 5h aprendendo Gestão são direcionados aos proprietários, administradores e colaboradores que atuam em pequenas e médias organizações dos diversos setores da economia que enfrentam as consequências da pandemia em seus negócios.
Curso em Webconferência
Os Cursos do Programa 5h aprendendo Gestão serão ministrados em uma sessão por webconferência através da plataforma Zoom. O sistema apresenta hoje a melhor qualidade de vídeo, áudio e compartilhamento de tela disponível no mercado. Permite interação entre os participantes, compartilhamento de slides e vídeos, separação de participantes em grupos durante uma videoconferência e o conteúdo de todo o evento pode ser gravado para, se necessário, ser visto posteriormente.
Professor do Curso
Os professores dos Cursos do Programa 5h aprendendo Gestão, a ser definido, serão profissionais com conhecimento e experiência comprovada na temática do curso.
Material do Curso
O participante deverá receber em mídia eletrônica o material didático referente ao conteúdo do curso.
Certificado de Participação.
O participante deverá receber um certificado de participação.
Investimento
Em breve será disponibilizado no site para 2022.
Próximas Turmas
Em breve serão disponibilizadas as datas no site para 2022.
Turmas in-company
Os conteúdos dos Cursos poderão ser adaptados e customizados para sua organização. As datas e horários serão definidos pelo contratante, em comum acordo entre as partes.
Informações e Inscrições
Entre em contato com Luciana Costa:
Fone/WhatsApp: (+55) 21.97241.7400
E-mail: Clique aqui.
Faça sua Inscrição na CASO ou em seus Parceiros:
Ficha de Inscrição
Clique aqui para solicitar a Ficha de Inscrição
Pagamento
O pagamento poderá ser feito exclusivamente pelo PIX. Observação: Após o envio da documentação obrigatória para inscrição no Curso (ficha de inscrição preenchida e assinada e cópia do documento de identificação pessoal), a CASO fornecerá os dados bancários para pagamento. O pagamento deverá ser realizado, no prazo limite, até 05 (cinco) dias úteis antes da data de início do Curso.
Minutos da Qualidade e Produtividade Versão Premium 2022.1
Práticas de Gestão para Combater a Crise com o Prof. Marcus Vinicius Rodrigues
Apresentação do curso
Diante do atual contexto motivado pela pandemia e das consequentes mudanças estruturais, tecnológicas e comportamentais, as organizações públicas e privadas, precisam se adaptar de forma dinâmica e rápida. É preciso aprender a conviver com a volatilidade, complexidade, incerteza e ambiguidade do mundo atual. E o único caminho seguro é a capacitação de seus profissionais em novas práticas e ações exigidas pelo atual momento.
Uma tendência mundial tem sido a de realizar formações profissionais através de microlearning (micro-aprendizagem), de forma focada e com lições de curta duração. O momento exige pressa e efetividade. Hoje o profissional não busca certificados acadêmicos, e sim, conhecimentos consistentes apresentados de forma resumida e aplicável por legítimos e reconhecidos especialistas nos temas gerenciais e organizacionais. Esse tem sido o diferencial!
O Curso de Atualização Minutos da Qualidade e Produtividade com o Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, tem como suporte o livro Ações para a Qualidade (Editora Atlas - 6ª edição) que apresenta uma metodologia desenvolvida pelo citado professor. O curso é composto por 05 (cinco) módulos utilizando a metodologia online, através de 32 (trinta e duas) lições em microlearning em vídeos e de 32 (trinta e dois) manuais, um por lição, com textos técnicos sobre a temática e cópia dos slides utilizados na apresentação, ambos disponibilizados na Plataforma Hotmart.
Editora Atlas - 6ª edição
Best Seller
O microlearning é uma abordagem de ensino que transmite pequenas doses de conhecimento, em um curto espaço de tempo com uma linguagem de fácil compreensão em um ambiente descontraído e objetivo, buscando aplicações práticas do conteúdo apresentado, essenciais para as pequenas e médias organizações.
O curso será ministrado pelo Prof. Doutor Marcus Vinicius Rodrigues, autor de 17 (dezessete ) livros, sendo 04 (quatro) best-sellers e o profissional brasileiro mais citado no Google Acadêmico e mais vendido no mercado brasileiro na temática qualidade e produtividade.
O curso tem como objetivo:
- Apresentar de forma objetiva e rápida métodos, técnicas e ferramentas para melhores resultados organizacionais;
- Preparar o participante para ajustar os procedimentos internos na busca de maior eficácia;
- Atualizar os participantes em metodologias para a integração dos projetos e processos aos objetivos organizacionais, otimizando o fluxo produtivo e reduzindo custos operacionais;
- Capacitar os participantes nos conceitos e nas ferramentas de redução de desperdícios, de custos e na melhoria de processos para a qualidade e produtividade;
- Contribuir na formação de colaboradores e gestores com conteúdos apresentados em microlearning.
O curso destina-se à profissionais de formações variadas, de áreas e setores econômicos diversos, que buscam sair da zona de conforto e atualizar seus conhecimentos para uma melhor qualidade e maior produtividade em seus bens e serviços, e que não têm disponibilidade de tempo para realizar longos e cansativos cursos com metodologias tradicionais. Destina-se ainda a alunos de cursos de graduação e pós-graduação que buscam o entendimento do mercado ou de métodos para gerenciar seus pequenos e médios negócios de forma mais eficiente, eficaz e efetiva diante do atual contexto.
O curso tem como principais vantagens e diferenciais:
- Conteúdos em vídeos em microlearning, concentrados e apresentados com rapidez, agilidade, aplicabilidade e foco no mercado, priorizando o que é realmente importante e necessário;
- Flexibilidade de horário e local para o participante realizar o curso;
- Investimento acessível para o participante, podendo ser parcelado em até 12 (doze) meses;
- Acesso ao curso por 12 (doze) meses.
- Emissão de Certificado de Participação;
- Aulas com o maior especialista brasileiro na temática qualidade e produtividade, autor de quatro best-sellers na temática e Membro Vitalício da Academia Brasileira de Administração.
O curso será ministrado em 05 (cinco) módulos, subdivididos em 32 (trinta e duas) lições. Veja os temas de cada lição abaixo:
Módulo 1: Ações para a Qualidade e Produtividade: considerações iniciais
|
Lição 01: Organizações no Mundo 4.0 e do pós-pandemia.
Lição 02: Ações Estratégicas para a Qualidade e Produtividade.
Lição 03: Ações Estruturais para a Qualidade e Produtividade.
Lição 04: Ações Comportamentais para a Qualidade e Produtividade.
|
Módulo 2: Ações para a Qualidade e Produtividade: conceitos fundamentais
|
Lição 05: O que é um projeto?
Lição 06: O que é um processo?
Lição 07: O que é um produto?
Lição 08: O que é produtividade?
Lição 09: O que é qualidade?
Lição 10: O que é conformidade?
Lição 11: O que é indicador de desempenho?
Lição 12: O que é variabilidade de um processo?
|
Módulo 3: Principais Técnicas e Ferramentas da Metodologia da Qualidade Total
|
Lição 13: Os 5 porquês e os 5W e 2H.
Lição 14: PDCA e SDCA.
Lição 15: A Trilogia da qualidade.
Lição 16: Lista de Verificação.
Lição 17: Fluxograma.
Lição 18: Controle Estatístico do Processo.
Lição 19: Diagrama de Pareto.
Lição 20: Diagrama de Ishikawa.
Lição 21: Matriz de Prioridade.
Lição 22: O Relatório A3.
|
Módulo 4: Principais Técnicas e Ferramentas do Pensamento Lean
|
Lição 23: A Origem do Pensamento Lean.
Lição 24: Programa 5S.
Lição 25: Os sete desperdícios fundamentais.
Lição 26: O que é Poka-Yoke?
Lição 27: Manutenção Produtiva Total - TPM.
Lição 28: Troca Rápida de Ferramenta - TRF.
|
Módulo 5: Principais Técnicas e Ferramentas da Metodologia Seis Sigma
|
Lição 29: A Origem da Metodologia Seis Sigma.
Lição 30: O que é um Projeto Seis Sigma.
Lição 31: O DMAIC.
Lição 32: A Equipe Seis Sigma.
|
Ao concluir o curso o participante deverá ser capaz de:
- Visualizar sua organização, independente do tamanho e setor, como uma unidade de negócio integrada com ações estratégicas, estruturais, comportamentais e operacionais;
- Compreender e se adaptar as bruscas mudanças no mercado em todos os setores da economia;
- Reduzir seus custos operacionais com a aplicação de técnicas e ferramentas para a qualidade e produtividade;
- Aprender a identificar e eliminar desperdícios;
- Entender o que é valor do cliente e quais os principais atributos de um produto;
- Utilizar de forma eficaz as distintas ações para a busca da produtividade, qualidade e conformidade.
Marcus Vinicius Rodrigues é Doutor em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pelo CEPEAD/UFMG, Especialista em Formação de Executivos pela ESAP/DF e Engenheiro Eletricista pela EE/UFC. É Diretor Executivo do Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais (CASO) e Professor de diversos Cursos de Pós-Graduação no Brasil e em Portugal. É Membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração e Membro do Conselho Editorial do Instituto General Villas Bôas. É ex-Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ex-Gestor Executivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-Executivo dos Correios do Brasil (ECT). Rodrigues é ainda Diretor da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, e autor de dezessete livros, dentre eles:

2ª edição
|

6ª edição
Best Seller
|

2ª edição
Best Seller
|

Lançamento
|

3ª edição
Best Seller
|

15ª edição
|

1ª edição
|
O Prof. Marcus Vinicius Rodrigues vem sendo, há cinco anos, um dos autores brasileiros mais vendidos e citados academicamente (Citações do Google Acadêmico - Google Scholar), nas temáticas Gestão da Qualidade, Produtividade, Pensamento Lean, Metodologia Seis Sigma e Qualidade de Vida no Trabalho.
O que o curso vai disponibilizar para o participante
O participante deverá ter acesso a:
- 32 (trinta e duas) lições em microlearning em vídeos colocados à disposição na Plataforma Hotmart, com a apresentação do Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, cada lição terá duração média de 08 (oito) minutos;
- 32 (trinta e dois) manuais, um por lição, colocados à disposição na Plataforma Hotmart, com textos técnicos sobre a temática e cópia dos slides utilizados na apresentação;
Como o participante deverá realizar o curso
Sugere-se que o participante faça uma lição por semana, para uma maior consistência do aprendizado e amadurecimento do tema. Assim o curso seria concluído em 32 (trinta e duas) semanas, aproximadamente 08 (oito) meses. Cada lição é composta por:
- Um vídeo em microlearning, apresentado pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, disponível na Plataforma Hotmart;
- Estudo dirigido de cada lição feito pelo participante, com o suporte dos manuais com textos técnicos e cópia dos slides de apresentação de cada lição disponibilizados na Plataforma Hotmart.
O Curso terá uma carga horária total de 60 (sessenta) horas divididas em:
- 32 (trinta e duas) lições em vídeos em microlearning, cada lição terá duração média de 8 (oito) minutos, totalizando aproximadamente 05 (cinco) horas;
- 32 (trinta e duas) sessões de estudo dirigido, uma para cada lição realizada pelo participante, com o suporte dos manuais com textos técnicos e cópia dos slides de apresentação de cada lição, estimando-se 0,5 (meia) hora de estudo para cada lição, totalizando 16 (dezesseis) horas;
- 05 (cinco) sessões de estudo dirigido, uma para cada um dos cinco livros da Coleção Práticas de Gestão para Combater a Crise, que o participante vai receber de bônus, totalizando 15 (quinze) horas.
O investimento no Curso de Atualização Minutos da Qualidade e Produtividade Versão Premium 2022.1 Práticas de Gestão para Combater a Crise com o Prof. Marcus Vinicius Rodrigues deverá ser de R$ 347,90 (trezentos e quarenta e sete reais e noventa centavos). O pagamento poderá ser feito à vista no boleto bancário, pix ou em até 12 parcelas mensais pelo cartão de crédito.
A responsabilidade institucional pelo curso é do Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais - CASO, empresa sediada no Rio de Janeiro, no mercado há 30 (trinta) anos, atuando com cursos de formação de executivos e consultoria organizacional em organizações públicas ou privadas no Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Conheça os produtos da CASO, visite o seu site: caso.com.br.
O Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, professor do curso, é fundador e Diretor Executivo da CASO.